Biaggio Vinhos
Olá, como posso ajudar?

Experiências

Nesta página vamos te atualizar sobre temas importantes para aumentar seu conhecimento, tipo “dicas” ou “você sabia”, que traduzimos em experiências praticadas pelo nosso time.

E vamos nos divertir porque o melhor vinho será sempre aquele que você aprecia e combinado ou harmonizado com o que você gosta e o que cabe no seu orçamento, ok?

Por Márcia Biaggio

(Branding BiaggioVinhos)

 

 

QUAL A TEMPERATURA IDEAL PARA SERVIR CADA TIPO DE VINHO?

 

Você sabia que a temperatura é um elemento fundamental para a apreciação do vinho? Aprenda ou se já sabe vamos recordar de vez o quão resfriado deve ficar tinto, branco e rose.

Em países tropicais como o nosso Brasil manter o vinho em temperatura ambiente pode ser desconsiderado.

Focando momentaneamente nos tintos, cuja melhor apreciação se dá entre 16°C e 18°C em média, se eles estiverem muito acima dessa temperatura, você os sentirá demasiadamente alcoólicos (pois o álcool evapora mais rapidamente) e, de certa forma, “gordos”, “pesados”, “abatidos” ou excessivamente suaves em sua estrutura.

Então para não ter erro segue uma “colinha” de temperaturas que devem ser praticadas:

 

Temperaturas de Serviço:

Espumantes 6°C
Brancos encorpados entre 10°C e 12°C
Brancos suaves ou aromáticos 6°C a 8°C
Rosés 8°C
Tintos leves entre 14°C e 16°C
Tintos encorpados entre 16°C e 18°C
Fortificados entre 16°C e 18°C

 

 

DEGUSTAÇÃO DE VINHO

 

Organize uma Degustação de Vinhos em Sua Casa!!

A degustação de vinhos é uma ótima maneira de treinar o seu paladar para os mais diversos tipos de vinhos que existem e, é claro, descobrir aqueles que você mais gosta.

Separamos um passo a passo para ser divertir e ter sucesso!

 

1 - Escolha um espaço adequado e apresenta o que avaliar na brincadeira:

Para que uma degustação de vinhos dê certo, você precisa ter todas as pessoas que vão saborear a bebida em um mesmo espaço. Durante o período de pandemia atenção ao distanciamento social. Uma degustação de vinhos se torna ainda mais valiosa com a interação e opinião de todos ao mesmo tempo e para a mesma garrafa. Você pode opinar sobre 3 pontos:

 

ASPECTO:  
COR Branco – Tinto – Rosé  
 
NARIZ:  
CARACTERÍSTICA DO AROMA Ex.: Frutas, Madeira, Especiarias, outros
 
BOCA:  
CARACTERÍSITICAS ESTRUTURAIS Ex.: Doçura, Acidez, Taninos, Álcool, Corpo
CARACTERÍSTICAS DO SABOR Ex.: Sabores de fruta, Madeira, outros

 

2 - Defina o tipo de degustação que você vai fazer

Existem vários tipos de degustação de vinhos é importante definir qual vai ser a sua:


Vertical

Nesse tipo de degustação vocês irão provar o mesmo vinho, porém de safras diferentes. Dessa maneira, podem avaliar as características que mais se destacaram em cada ano e até mesmo escolher aquele que foi o melhor


Horizontal

A degustação horizontal consiste na comparação de vinhos com uma característica em comum: a mesma uva, o mesmo local de produção ou o mesmo produtor. Nesse tipo de degustação você pode avaliar como cada tipo de vinho se desenvolve com a influência das outras variáveis que são diferentes.


Comparativa

Esse tipo de degustação é a mais tradicional, e consiste basicamente em uma comparação entre dois vinhos diferentes. Eles podem ter características semelhantes ou não, visto que o seu intuito aqui é conhecer propostas diferentes da bebida.

O importante nesse tipo de comparação é tentar se ater ao tipo de vinho, deixando para comparar tintos com tintos, brancos com brancos, espumantes com espumantes e rosés com rosés.


Temática

Nas degustações temáticas você pode definir uma característica do vinho que vai orientar os participantes a escolher a garrafa que vão levar. O tema pode ser vinhos de um determinado país (ou uma determinada região), bebidas produzidas com uma determinada cepa ou até mesmo apenas vinhos que já foram premiados. Use a criatividade na hora de sugerir um tema!



Bom divertimento!

 

 

HARMONIZAÇÕES TRADICIONAIS E FÁCEIS DE ACERTAR

 

Como você costuma combinar seus Vs&Qs ou Vinhos e Queijos?

Preparamos algumas dicas simples que podem ajudar a encontrar os tipos de queijo perfeitos para comer com um bom vinho.

 

Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves:

O queijo Camembert é um tipo produzido com leite de vaca, bem macio, mas com sabor forte e característico. Sua casca é bem fina e ele pode apresentar pequenos bolores de coloração clara.

Brie, por sua vez, é um queijo também feito com leite de vaca, mas bem cremoso. Sua principal característica é a casca branca e o discreto sabor de nozes.

Gouda é um queijo clássico das tábuas de aperitivo. Seu gosto é suave e discretamente adocicado, e sua casca é avermelhada e não comestível. É fácil identificá-lo ao observar os buracos formados em sua massa interna.

Essas características harmonizam bem com vinhos brancos feitos com a uva Chardonnay ou, para quem quer investir nos tintos, alguns tipos mais delicados, como o Pinot Noir e o Merlot.

 

Queijo roquefort com vinho do Porto ou Espumantes

Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha e, por isso, extremamente característico e saboroso. Como tem um aroma e sabor forte, um bom complemento para ele são os vinhos do Porto e outros mais adocicadosEspumantes também podem harmonizar bem com esse tipo de queijo.

 

Queijo Gorgonzola com tintos encorpados:

Outro queijo azul de sabor forte e característico é o Gorgonzola. Sua consistência mais cremosa e macia torna esse um queijo mais popular que o seu irmão Roquefort.

Para harmonizar vinhos com o Gorgonzola, prefira os mais encorpados e secos, como o Malbec ou o Cabernet Sauvignon.

 

Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves

Os queijos frescos, como o Ricota, o de Cabra e o Cottage, são tipos de queijo com sabor delicado e aroma bastante discreto. Para harmonizá-los e não prejudicar a experiência ao consumi-los, é interessante optar por vinhos brancos igualmente leves, com características frutadas e refrescantes. Vinhos feitos com Sauvignon Blanc ou Espumantes são boas pedidas.

Sobre a loja

A Biaggio Vinhos nasceu da paixão de viajar e explorar o mundo dos vinhos, em todos os roteiros antes de fazer as malas lá estava pesquisando e traçando a rota de algum lugar que viesse de encontro aos desejos da busca de experiências. E assim vinícolas e enotecas de regiões diversas como nosso país Brasil (RGS), Chile, Argentina, Portugal e Itália foram e ainda serão muitas vezes visitados. Foram essas viagens que permitiram conhecer e se relacionar com diferentes culturas, costumes e sabores.

Social
Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MMBIAGGIOVINHOS COMERCIO DE VINHOS LTDA - CNPJ: 39.760.543/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade



SE BEBER, NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO.

A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.